Coqueluche ou ?tosse comprida? é uma infecção aguda do trato respiratório causada pela bactéria Bordetella pertussis.
Os casos da doença têm aumentado em diversos países, nos últimos anos. A transmissão acontece pelo contato direto com gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar.
Os sintomas duram cerca de 6 semanas e são divididos em três estágios. No início pode ser confundida com uma gripe ou resfriado devido sintomas como febre, coriza, espirros, mal estar. Esse é o estágio catarral com duração de uma a duas semanas. O segundo estágio é caracterizado pela intensidade das tosses. Nessa fase, os episódios ocorrem sucessivamente, sem que o doente tenha condições de respirar entre eles.
?O doente muitas vezes adquire a face azulada (cianose) devido à falta de ar e o esforço para tossir, podendo até provocar vômitos. Esse é o estágio paroxístico com duração de aproximadamente duas semanas. A partir da quarta semana os sintomas começam a regredir até o seu total desaparecimento (estágio de convalescença). Principalmente nas crianças e nos idosos, a doença pode evoluir com sérias complicações. O diagnóstico é feito pelo exame clínico e a confirmação ocorre através de exames laboratoriais em amostras de secreções respiratórias. O tratamento consiste no uso de antibióticos e a principal forma de prevenção é a vacinação.
#draliviabissoli #pneumologia #sauderespiratoria #tosse #coqueluche

Agende sua consulta (presencial ou teleconsulta)
Me siga no Instagram